Enologia, enólogo, enófilo e Sommelier?

June 5, 2019

 

O que é enologia?

Enologia é a ciência que estuda todos os aspectos relativos ao vinho, desde o plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento etc...

 

O que é Enólogo?

Indivíduo que tem conhecimentos de enologia; formado em faculdade de enologia.

 

O enólogo é um profissional com características definidas, dentro do perfil ocupacional da indústria, voltado acentuadamente para as tarefas de coordenação, supervisão e execução. Sendo este o responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produto final,(vinificação, estabilização, envelhecimento, engarrafamento, controle de qualidade, análise química, análise sensorial dos vinhos,  conhecimentos sobre viticultura, marketing do vinho, vendas etc...)

 

O que é enófilo?

Apreciador e estudioso de vinhos (ou amante), aquele que se dedica profissionalmente ou por prazer a estudar o maravilhoso mundo dos vinhos

Enófilo é diferente de Enólogo, devido ao fato de que o Enólogo é um graduado que cuida da elaboração de vinhos, sendo que o enófilo é apenas um apreciador, e não pode elaborar vinhos.

 

O que é Sommelier?

É um profissional especializado conhecedor de vinhos e todos os assuntos relacionados ao serviço deste . O sommelier trabalha em restaurantes e lojas de vinhos, elaborando carta de vinhos, orientando os clientes a respeito da melhor escolha para acompanhar os alimentos escolhidos, além de cuidar da compra, armazenamento e rotação de adegas.

Please reload

Dez Motivos para Gostar de Vinhos Brancos

May 30, 2019

1/4
Please reload

Recent Posts

September 22, 2019

July 3, 2018

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags