Lucius Gaudenzi: De olho no prato e no mar

 Matéria por: Silvia Araújo 

 

 

O chef de cozinha e empresário Lucius Gaudenzi, dono do Restaurante Du Chef, tem o hábito de apreciar o mar da cozinha, do alto do seu estabelecimento, localizado no Farol da Barra, em Salvador. Nascido e criado no bairro da Barra, como faz questão de frisar, Lucius é fascinado pelo mar. Afinal, é ex-atleta profissional do surf e nutre uma paixão absoluta pelo esporte, que pratica há mais de 30 anos.

 

Na busca do seu prazer diário, o empresário aliou o surf à gastronomia. Para se ter uma ideia, durante a concepção do projeto do restaurante, ele escolheu um imóvel do qual pudesse avistar o mar e, mesmo sob protestos dos amigos, instalou a cozinha no andar de cima, considerado “área nobre” do imóvel. “Lógico que a cozinha deveria ser ali, pois é onde fico o dia todo. Eu preciso ter mais prazer no que estou fazendo”, defende-se entre risos, contando que, numa oportunidade de folga, pega a prancha e vai surfar, “para relaxar e refrescar a cabeça”.

 

E parece que a fórmula “mar + cozinha” deu certo, pois Lucius tem aquele perfil do “cara boa praça”, de sorriso fácil e de bem com a vida. De jeito atencioso, ele transita no restaurante e aborda os clientes com suavidade. No Du Chef, ele criou o clima de aconchego, sentido na simplicidade da decoração e na receptividade do formato sazonal do cardápio, que tem a cara de quem adquiriu conhecimento e técnica da culinária.

 

 Lucius foi aluno da prestigiada escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu e trabalhou em restaurantes de diversas origens, como francesa, asiática, tailandesa, australiana e italiana.

 

“Com o próprio conceito do restaurante, busquei fazer uma cozinha com a minha identidade, uma cozinha de fusão, onde uso ingredientes de vários lugares, incluindo o Brasil, mas tendo todo o cuidado com o que deve interagir no prato, para tudo entrar em sintonia e não criar confusão, ao invés de fusão”, brinca, finalizando.

 

A matéria você também encontra na 4º edição do Guia do Clube Gourmet Bahia. Disponível na melhores bancas de Salvador.

 

 

Please reload

Dez Motivos para Gostar de Vinhos Brancos

May 30, 2019

1/4
Please reload

Recent Posts

September 22, 2019

July 3, 2018

Please reload

Archive